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SEO: como o UX pode melhorar o ranking do seu e-commerce no Google

Com o avanço da tecnologia, investir na construção de um site e-commerce se tornou uma excelente opção para quem quer começar a empreender com um orçamento limitado. Porém, da mesma forma que pode ser fácil para você, é fácil para os concorrentes.

Por isso, é preciso se destacar! E com tantas lojas virtuais à disposição do consumidor, é a UX (experiência do usuário) que fará a diferença. Continue lendo e descubra como aplicar o UX no seu e-commerce e melhore seus rankings no Google!

O que é UX?

O UX Design é o estudo do desenvolvimento de interfaces focadas em atender a experiência do usuário.
Enquanto o UI Designer desenvolve a parte visual das páginas, o UX Designer estuda todas as respostas emocionais do usuário durante sua interação com os elementos de um site.

Alguns elementos analisados no UX são:

  • quem é o usuário;
  • com que linguagem ele se comunica;
  • quais elementos do site lhe causaram estranhamento;
  • quais lhe causaram familiaridade, entre outros fatores.

Assim, a construção de um e-commerce a partir da experiência do usuário consiste em coletar feedbacks constantemente e aprimorar os pontos analisados.

Esse método de design é fundamental para o novo consumidor. Afinal, ele tem acessado a internet cada vez mais pelo mobile — onde as telas dos dispositivos móveis são menores e precisam estar bem alinhadas com uma boa experiência para o usuário.

Como aplicar o UX no SEO do e-commerce?

Agora que você entendeu melhor o que é o UX Design, vamos falar sobre como aplicá-lo para posicionar seu site melhor no Google, já que a experiência do usuário é um dos critérios avaliados para o ranqueamento orgânico.

Cuidado com os scripts

Sabemos que é muito atrativo integrar diversos plugins e ferramentas de análise ao seu e-commerce para coletar as métricas.

Porém, muitos scripts em uma página podem se transformar em pop-ups irritantes que ocupam a tela inteira — e ainda afetar a velocidade de carregamento das páginas.

Se o Google perceber que muitos usuários saem da sua página por esses motivos, você pode ser até punido e perder muitas posições no ranking.

Por isso, cuidado! Dê preferência a um banner na parte superior da página. Escolha plugins mais completos e integrados em vez de vários com uma única funcionalidade.

Páginas fora do ar, redirecionamento e links quebrados

Pense como um usuário. Você sabe como é chato criar expectativas ao clicar em um link e a página mostrar um error 404 ou o link estar quebrado, não é mesmo?

Além de frustrantes para o usuário, redirecionamentos com erro ou páginas fora do ar podem interromper a jornada de compra do consumidor.

E, claro, o Google também penaliza seu site por esses erros. Por isso, invista em um UX design com hiperlinks destacados e funcionando.

Otimização de imagens

Em um e-commerce, o produto precisa ser atrativo para o consumidor. Por isso, as imagens devem ser otimizadas da melhor forma.

Sempre inclua imagens de alta qualidade, de diversos ângulos e com possibilidade de visualização em zoom ou 360º. Tenha como foco mostrar muito bem os detalhes do produto.

Quanto mais tempo o usuário passa na página olhando os detalhes do produto, melhor para a performance da sua loja virtual no Google.

Checkout simples

O processo que o cliente deve percorrer para finalizar uma compra no seu e-commerce deve ser simples, rápido e ter informações claras.

Crie um formulário que solicite apenas informações simplificadas e rápidas de preencher. Exemplo: dados do cartão, CPF, e-mail ou telefone e um endereço para a entrega do produto.

Outros dados são irrelevantes e dificultam o checkout. E, consequentemente, tornam a experiência do usuário cansativa e prolongada, podendo até reduzir suas vendas.

Uma vez que o cliente consegue tomar ações sem dificuldades na sua página, o Google entende que ela é relevante para o usuário e o ajuda no ranqueamento.

Viu só como o UX design pode melhorar o ranqueamento do seu e-commerce no Google? Agora mão na massa e otimize o seu e-commerce!

Co-fundador da UpSites, é especialista na criação e gerenciamento de sites profissionais e personalizados para empresas e profissionais liberais.


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