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O que a importância do pênalti tem a ver com o marketing digital?

Lembrei dias atrás da célebre frase atribuída ao Neném Prancha:

“Pênalti é tão importante que deveria ser batido pelo presidente do clube!”

O que me fez lembrar dessa citação foi um papo com um colega de trabalho na seguinte situação: em uma reunião com um cliente, foi abordado o tema CRM e como as interações com os clientes dele eram feitas. O pessoal da empresa reforçou que todo primeiro contato era feito via WhatsApp, diretamente ao dono da empresa. Dessa forma, ele faz o primeiro filtro e desce a informação para o time!

Marketing digital não é somente fazer campanhas e criar peças bonitas em mensagens impactantes. Isso, sem sombra de dúvida, é parte da jornada! No caso do dono da empresa, ao se colocar a disposição para ouvir o que os seus clientes pensam, ele não somente se expõe de maneira positiva, mas também tem acesso ao ouro do marketing: a informação do cliente sem filtros, direto da fonte. Sem meias palavras.

Fala-se muito em transformação digital, ser disruptivo, tomar decisão com base em dados, mas, corroborando com meu último artigo, se não fizermos o básico, dar a devida importância aos clientes e suas percepções, não atingiremos os objetivos, sejam eles quais forem.

Graças ao advento da tecnologia, das redes de alta velocidade e dos smartphones acessíveis a grande parte da população (estimativa de aproximadamente 230 milhões de celulares no Brasil), a experiência do cliente é exposta de uma maneira muito mais rápida e explicita do que jamais foi.

“A mercadoria mais valiosa que eu conheço é a informação.” 

Gordon Gekko – Wall Street, Poder e Cobiça.

Guardadas as devidas restrições ao comportamento do personagem no filme, na célebre frase do Gordon Gekko, interpretado pelo Michael Douglas, deixa bem claro que: o volume de informação tratado na época (anos 80) era infinitamente menor do que tratamos hoje.

E o cuidado com ela também aumentou. Cuidar da segurança e respeitar as normas nunca esteve tão em voga. Principalmente quando o assunto são dados sensíveis dos clientes. Vide Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, vazamento de informações de diversas empresas, etc…

Obter informação, saber o que fazer com ela da melhor forma e, acima de tudo, dentro das normas, diferencia as empresas, de qualquer setor.

“O importante é o principal, o resto é secundário”

Neném Prancha.

Aí, com a lembrança da primeira citação deste artigo, veio uma pesquisa rápida. Com isso, outras citações interessantes vieram, como a acima.

O que é principal? Qual a meta? OKR definido? São perguntas que o negócio precisa responder, saber a importância e correr atrás da vitória!

“Quem pede tem preferência, quem se desloca recebe”

Neném Prancha.

Bacana criar um site, landing page, capturar informações do cliente… Agora criar audiências, segmentar a comunicação, avaliar o melhor canal, testar, aplicar e corrigir, aí é se deslocar, e, no final, marcar o gol!

No final do dia, não importa a frase ou citação. Tenha em mente colocar em prática, com metas definidas. Atingir os resultados depende não somente de planejamento, mas principalmente, execução!

Originalmente publicado pelo autor no LinkedIn.

Com mais de 16 anos de experiência, é especialista em soluções para e-commerce. Atualmente é engenheiro de soluções para e-commerce e marketing da Oracle. Colaborou em empresas como Webjump, Braspag, Grupo Pão de Açucar, Itautec e Siemens. Sua formação é técnica, em Sistemas de Informação pela Fundação Santo André, e capacitado em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini.


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