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Influenciadores digitais: qual a força deles para o seu negócio?

Saiba as etapas para você escolher o melhor para o seu empreendimento e como se beneficiar disso.

Os influenciadores digitais, blogueiras, vlogueiras, enfim, todos os termos criados nos últimos anos só tem ganhado força e a cada dia que passa essas novas profissões se disseminam mais e mais. Se você é um empresário(a), já deve ter investido nesses influenciadores ou cogitado a possibilidade. Mas, saiba que, estar relacionado aos influenciadores é uma estratégia essencial para o crescimento da sua marca, principalmente com o influenciador correto, que converse com a sua marca, produto e, principalmente, com seus clientes.

Anos atrás o marketing era feito apenas via revistas, jornais, televisão etc, mas com o passar dos anos a internet mudou esse cenário. Hoje, os empreendedores já podem contar com influencers para ajudar a posicionar sua marca. O marketing antigo não morreu, mas ele mudou, se adaptou e ganhou novos aliados. A ideia deste artigo é te ajudar a identificar as etapas para você escolher os melhores influenciadores para o seu negócio. Atualmente, o que você já faz de ação de marketing para alavancar suas vendas e tornar seu negócio mais conhecido?

● Como identificar os influenciadores ideais

Primeiro, tenha em mente qual é a sua intenção com a parceria. Tornar sua marca mais conhecida ou atingir um público específico? Fidelizar seus clientes atuais ou atrair novos clientes? Com as respostas à essas perguntas, pesquise bem sobre o perfil do influenciador, entenda quem é o público dele e qual a mensagem que ele passa. Tenha certeza de que a parceria será boa para ambas as partes.

● Perfil – Micro x Macro influenciadores

Os macro influenciadores são personalidades já reconhecidas em uma determinada rede, chegando a milhões de seguidores nas plataformas. Geralmente, as marcas que buscam atingir determinado tipo de público podem ter
resultados positivos ao expor seus produtos/serviços em parceria com esse perfil. Porém, essa estratégia exige investimento um pouco mais alto, por ser um tipo de ação com grande alcance.

Já os micro influenciadores, por sua vez, contam com uma audiência específica. São mais utilizados em mercados locais e de nicho, permitindo uma relação mais sólida e próxima com os potenciais clientes. Caso sua marca atue com um público com características muito peculiares, pode ser mais interessante investir nesse tipo de influencer. Além disso, micro influenciadores demandam investimentos menores e, portanto, são mais acessíveis.

● App para achar Influenciadores

O Huntgram é uma ferramenta onde você consegue identificar influenciadores, ela ajuda você a encontrar perfis incríveis e inspiradores no Instagram. É possível navegar pelo aplicativo e ver as postagens de perfis que possuem milhares de seguidores. O aplicativo divide seu conteúdo em “Mundo”, “Categorias”, “Influenciadores” e “Hashtags”.

Você irá encontrar perfis famosos com fotos interessantes. É possível também verificar fotos de perfis de acordo com a nacionalidade do usuário e filtrar sua busca em fotos de animais, natureza, moda, entre outras. Além disso, aposte nesse aplicativo para encontrar os influenciadores corretos para o seu negócio e as tags mais utilizadas do momento.

● Faça um contrato

Agora que você já identificou quem é a estrela da rede social que vai ajudar a turbinar o seu negócio, chegou a hora de fechar a parceria. Seja cuidadoso(a) na hora de estabelecer o contrato e tenha certeza de que todos os lados entendam e concordem com sua proposta e exigências. Meu conselho é que você consulte um advogado e agência de marketing de influência. Abaixo está um checklist para você não esquecer o que deve ser tratado neste acordo.

Checklist

● Objeto do contrato: aqui você deve especificar que é um contrato de parceria;

● Da Vigência: especifique o prazo de vida do contrato;

● Do pagamento: informe aqui como será o pagamento (permuta com produtos, serviços, valores etc.)

● Das obrigações do contratado: defina as ações que o digital influencer deve fazer, inclusive descrever quantidade de posts, formatos e conteúdos;

● Das obrigações do contratante: descreva sua função na parceria, se deve fornecer conteúdo, produtos etc;

● Descumprimento, multas e exclusividade: neste tópico você pode abordar como será o encerramento do contrato, se haverá multa e ainda elencar se é um contrato de exclusividade.

Não existe uma receita de bolo formulada para ter sucesso no mundo dos negócios. Todo trabalho feito acaba sendo de “formiguinha” e a soma desses esforços é que irá te levar ao sucesso. Minha dica é que você una suas estratégias de marketing com ações de marketing de influenciadores. Dessa forma, você vai alavancar seus resultados.

Formada em Serviço Social com especialização em empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral, possui anos de experiência no mercado de consumo B2C e B2B. Founder da marca Francisca Joias Contemporâneas. Auxilia com palestras, cursos e aulas, mulheres que querem empreender ao redor do Brasil. Ganhadora do Prêmio 10 Mulheres Empreendedoras pelo Banco Goldman Sachs.


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