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Carrinho abandonado: saiba como explorar esse potencial de conversão

É impossível zerar o problema, que pode ser gerado por inúmeros fatores, mas é imprescindível ter estratégias para evitar carrinho abandonado no e-commerce. Campanhas de remarketing funcionam bem para essas situações, assim como envio de e-mails e ações com cupons de desconto.

Além de recuperar vendas, o que vai impactar no faturamento, ter ações específicas para clientes que não finalizaram as compras têm outro efeito sobre o negócio: melhora os resultados do ROI (Retorno sobre Investimento). Ou seja, estamos falando de otimizar as verbas da loja, o que é sempre importante, afinal, quem hoje tem dinheiro sobrando em caixa?

Estratégias para carrinhos abandonados no e-commerce

A seguir, vamos mostrar estratégias que podem ser usadas para diminuir a taxa de abandono de carrinho do e-commerce. Acompanhe!

Carrinho abandonado: por que é preciso agir?

A primeira questão a ser considerada quando analisamos a necessidade de investimentos para reduzir a taxa de abandono de carrinho é que não estamos falando de uma atividade secundária do e-commerce. Pelo contrário, ter estratégias para essa área é prioritário, afinal, quem tem foco em conversão não pode desperdiçar oportunidades de negócios.

E é justamente isso o que acontece com as compras não finalizadas. Houve um investimento para levar o cliente até aquele momento e, por alguma razão, ele deixou de completar o seu pedido.

Diante dessa situação, é primordial fazer um monitoramento adequado para detectar as razões que levaram o cliente a desistir da compra. Problemas na plataforma de e-commerce? Dificuldade no fechamento da compra? Poucas opções de pagamento? Insatisfação com o custo do frete? Falta de informações sobre o produto?

Enfim, é extensa a lista de motivos que podem gerar problemas nessa área. A boa notícia é que não é complicado fazer o acompanhamento desse dado. Quais estratégias ajudam na conversão?

Além de acompanhar de perto os indicadores sobre a movimentação dos clientes, é importante atentar para as medidas que podem ser adotadas para reduzir as taxas de abandono de carrinho. Vamos analisar as mais importantes:

Invista em checkout inteligente

As experiências nessa área mostram que um dos momentos mais críticos da compra é no fechamento do pedido. Quanto mais facilidades o cliente encontrar nessa hora, maiores as chances de finalizar o negócio.

Planeje suas ações

Usar a tecnologia a favor da loja é um fator importante, mas não é a única estratégia que deve ser usada para explorar o potencial dos carrinhos abandonados.

Sob essa perspectiva, o que funciona é ter ações efetivas programadas para essas situações. Em termos de ferramentas, analise a possibilidade de usar:

Notificações

Elas podem ser configuradas na própria plataforma e ajudam a reverter cenários de abandono de carrinho, uma vez que ativam o cliente no momento certo.

Leia também: Planejamento de marketing pode otimizar orçamento e estreitar relação com o cliente

E-mail marketing

Se o cliente fez o cadastro antes de desistir da compra (ou já pertence à base), vale a pena preparar mensagens específicas para interagir com ele logo após o abandono de carrinho.

Lembre-se de que, nesse caso, o ideal é oferecer alguma vantagem para que ele reveja sua posição. Funcionam bem os cupons de desconto, oferta de frete grátis, se for possível, ou mesmo alertas que despertem o senso de urgência do cliente.

Remarketing

Campanhas de remarketing para reverter abandono de carrinho apresentam retornos bem altos, por isso, vale a pena analisar as possibilidades nessa área.

Uma das vantagens é que o cliente pode ser abordado imediatamente após a desistência da compra, o que influencia na conversão. Além disso, nesse caso, é possível capturar as informações relativas à visualização dos produtos, ou seja, ele não precisa chegar no checkout para ser monitorado.

Salvar carrinho

O salvamento do carrinho de compras, para agilizar a venda caso o cliente retorne à loja, é outra estratégia que rende bons resultados. O único cuidado aqui é no momento de fazer a configuração. É importante determinar um prazo ou um número de visitas.

Priorize o atendimento

Manter o cliente do seu e-commerce satisfeito tende a influenciar na confiança que ele deposita na sua marca. E isso também pode impactar na redução da taxa de carrinho abandonado.

Investir num atendimento de qualidade tem tudo a ver com essa história. Está comprovado que uma das maiores causas de desistência é a falta de informações sobre frete, prazo de entrega e meios de pagamento.

Isso quer dizer que o cliente muitas vezes chega à loja, encontra o produto que procurava, fica satisfeito com o preço, mas desiste porque discorda ou não entende as condições da venda.

Para evitar isso, a solução é divulgar as informações com clareza e objetividade e se certificar de que o cliente tenha acesso à essas questões mais críticas.

Elas devem ser encontradas facilmente na página e, se for o caso, devem ser fornecidas por meio de chatbots. Esses sistemas são importantes, uma vez que atendem aquela parcela do público que prefere ter mais autonomia na hora da compra.

Invista em plataforma omnichannel

Muitas lojas ainda perdem boas oportunidades de negócio porque não estão preparadas para atender ao cliente da forma que ele achar mais conveniente.

Ao elaborar suas estratégias para reduzir a taxa de carrinho abandonado, lembre-se de que o foco na conversão é algo a ser trabalhado o tempo inteiro pelo setor de e-commerce. E, nesse sentido, é prioritário saber explorar melhor o potencial de cada cliente, principalmente aquele que chegou até a sua loja.

Artigo republicado com autorização do autor. Texto original disponível aqui.

Graduado em Marketing com especialização em Gestão de Projetos, trabalha com comunicação há mais de 16 anos e com e-commerce desde 2006. Redigiu o projeto que originou o Dia do Profissional Digital #404DigitalDay aprovado no plenário da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo em 2014.
Colaborou com o lançamento do Guia de e-Commerce ABRADi-SP Sebrae-SP escrevendo o capítulo de plataformas, atua como Marketing Director na JET e-business.


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