fbpx

A importância da automação de processos para a gestão financeira

A gestão financeira pode ser definida como um conjunto de atividades administrativas que visa planejar, executar, controlar e analisar as ações financeiras de uma empresa. Refere-se a compras, pagamentos, lucros, despesas, investimentos, financiamentos, patrimônio etc.

Uma boa gestão financeira permite estabelecer metas, estipular prazos e conferir se os números estão de acordo com o planejamento do negócio. Todos esses processos são vitais para as empresas e mostram a importância da gestão financeira para as organizações.

O setor financeiro é o “coração” da empresa. Talvez seja a área mais atarefada, seja qual for o segmento ou modelo de negócio. Você sabe, não é nada fácil manter tudo organizado: contas a pagar e receber, fluxo de caixa, capital de giro etc.

Em outros tempos, todos esses processos eram feitos manualmente. Até hoje, muitas empresas desempenham tudo isso através de planilhas de Excel, o que leva muito tempo e aumenta o risco de erros humanos, que normalmente acontecem por causa da sobrecarga ou desatenção, simplesmente. 

Hoje em dia, não precisa mais ser assim. A tecnologia é a grande aliada das empresas, e o setor financeiro é o principal beneficiado pela automação de processos. E não foi apenas a tecnologia que evoluiu e mudou o setor financeiro, os profissionais da área também mudaram – e precisam mudar.

Os setores financeiros das empresas estão sendo invadidos por jovens e profissionais inovadores, que pensam fora da caixa, é uma nova geração. São pessoas que não veem sentido em desempenhar tarefas manuais e repetitivas, pois sabem que poderiam estar trabalhando de forma estratégica.

Automação financeira: Qual a importância para as empresas?

As empresas de tecnologia, percebendo a complexidade da gestão financeira, investiram esforços no desenvolvimento de sistemas, plataformas e soluções para auxiliar os profissionais do setor (ainda bem). Hoje, existem no mercado opções para todos os gostos, e bolsos.

Além da automação, a terceirização financeira também aparece como uma alternativa. De acordo com um levantamento global sobre terceirização da Deloitte, 53% das empresas terceirizam a gestão fiscal e 42% deixam a gestão financeira com terceiros. Destas, 56% afirmaram que a falta de habilidades é o maior motivo, enquanto 38% citaram os custos.

O uso de Inteligência Artificial (IA) e RPA (Robotic Process Automation) também teve destaque na pesquisa. De acordo com o estudo, 88% das empresas projetavam uma demanda moderada a alta pelo uso de RPA em 2018, enquanto 66% disseram que soluções de IA se tornariam aplicáveis nos próximos anos.

Um estudo realizado pela Accenture mostrou que os assistentes digitais estão reduzindo os custos operacionais das empresas em até 80%. O levantamento ainda mostrou que os robôs serão capazes de automatizar ou eliminar até 40% do trabalho contábil até 2020.

Os robôs irão substituir os humanos?

Não, pelo contrário! A automação de processos, impulsionada pela IA e RPA, tende a aumentar a atuação dos profissionais de gestão financeira, permitindo que os mesmos gastem menos tempo com tarefas manuais e mais tempo obtendo insights estratégicos de maior valor para as empresas.. 

As novas tecnologias devem recuperar entre 25% e 75% do tempo das equipes financeiras, liberando os profissionais para se concentrarem em trabalhos mais significativos, como análises preditivas e gerenciamento de desempenho.

Em poucos anos, o setor financeiro de hoje será apenas uma lembrança. A tecnologia terá sim, um papel de maior protagonismo, mas isso não quer dizer que a gestão financeira eliminará a participação humana e o conhecimento dos profissionais para o crescimento estratégico dos negócios.

Os benefícios da automação de processos para a gestão financeira

A automação de processos, a partir do uso de ferramentas com alta tecnologia, dá mais autonomia e fluidez ao departamento financeiro das empresas. Quando os funcionários deixam de ter que fazer atividades manuais, repetitivas e cansativas, o ritmo de trabalho muda assim como o estado motivacional da equipe, que se sente mais tranquila para desempenhar tarefas realmente transformadoras.

Além disso, com a automação financeira, os profissionais têm a oportunidade de obter novos aprendizados e desenvolver competências e habilidades mais analíticas, ao invés de apenas operacionais. A empresa ganha e o funcionário cresce.

Outros benefícios da automação de processos são: crescimento com informações exatas; processos integrados; redução de custos; aumento da produtividade; agilidade de atendimento; melhoria da comunicação interna; análise confiável.

Hoje, existem no mercado diversas opções de sistemas, plataformas e soluções para automatizar a gestão financeira das empresas. Vale a pena reservar um tempo para saber mais sobre e, depois da escolha, treinar a equipe para que a implementação seja bem feita e a automação bem sucedida. 

A tecnologia é aliada, quem não se juntar a ela, ficará para trás.

Os números apresentados neste artigo são da pesquisa Finance Trends Report 2019

Fundou e atuou como CEO da Equals, líder em gestão e conciliação de meios de pagamento no Brasil. Possui mais de 15 anos de experiência com tecnologias para bancos e pagamentos, tendo liderado projetos para as principais empresas do segmento em diversos países da América Latina. Formado em sistemas da informação, possui especialização em internet e MBA pela FGV. Empreendedor há mais de 10 anos, estudou empreendedorismo no Babson College, University of Virginia/Darden School of Business e também na Harvard Business School.


Todos os posts de Fabricio Costa  

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *